quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Uma Visão de Liberdade





Considerando o aumento da violência nos espaços rurais e urbanos, a sociedade tem se manifestado de forma crescente nas mobilizações em prol da paz.  
 
A luta pela paz no mundo é incessante e diz respeito a diversos fatores, como tolerância, respeito, amizade e amor entre os povos e as pessoas.
 
Entendemos que, em nossa sociedade, a paz em sua plenitude só é possível com justiça social e defendemos a dignidade da pessoa humana como condição da própria humanidade.
 
É notório o envolvimento apaixonado do funcionalismo do BB nas ações sociais, desde os Comitês de Campanha Contra a Fome, de Betinho, passando por uma diversidade de atuações de seu voluntariado, até o engajamento político na luta por transformações sociais.  
 
Lutando pela paz com justiça social e inclusão é que chegamos ao projeto "Visão de Liberdade", desenvolvido através de estudos de comitês multidisciplinares, Universidade, Penitenciária Estadual de Maringá, Conselho de Segurança do Município e sociedade.  

O Projeto "Visão de Liberdade" visa contribuir para a reinserção social dos apenados através de sua valorização pelo trabalho e envolvimento em projetos sociais em que possam contribuir igualmente para a inclusão social de outros, de forma a perceber a sua importância na sociedade a partir da percepção de sua importância na vida das pessoas com deficiência visual.
 
No caso, os internos da Penitenciária Estadual de Maringá desenvolvem trabalhos voltados para pessoas com deficiência visual, reproduzindo livros didáticos para o ensino fundamental e médio. Eles realizam sua digitação em braile, trabalham suas figuras em alto relevo e produzem livros falados.
 
Após prontos, os materiais são distribuídos para a Universidade de Lisboa, em Portugal e para 129 municípios brasileiros, bastando a escola realizar o cadastramento no site do MEC para receber o material, que é dirigido para a educação de pessoas com deficiência visual.
 
Através de nossa participação na ANABB como representantes dos pós-98 solicitamos para o projeto "Visão de Liberdade" os recursos necessários para a ampliação da quantidade de obras reproduzidas e de apenados atendidos, contribuindo, desta forma, para a inclusão social das pessoas com deficiência visual e das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto "Visão de Liberdade" é uma referência internacional e contou, por ocasião da solenidade de entrega dos recursos, realizada no no dia 29 de janeiro de 2010 nas instalações do Projeto, com a participação de diversas lideranças e entidades do funcionalismo, em uma verdadeira oficina para o intercâmbio de informações e a troca de experiências no universo da "Família Banco do Brasil".
 
Além das diversas entidades parceiras do projeto, participaram do evento Antonio Sérgio Longhini, Gerente Geral da Agência Paiçandu (PR), a Vice-Presidenta de Relações Institucionais da ANABB, Elaine Michel, o Diretor de Comunicação da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), Paulo Daltro, o Presidente da Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Pará (AFABB), Eduardo Pontes, o Presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá, Claudecir de Oliveira Souza e os diretores do sindicato Vanderlan Polsaque, Israel Lobo e Antonio Luiz de Jesus.
 
Paula Goto e Rosinéia Diana Balbino
Representantes dos Pós-98 na ANABB

Nenhum comentário:

Postar um comentário