terça-feira, 23 de março de 2010

Bancários se reúnem com relator do PL sobre isonomia nos bancos públicos

Bancários se reúnem com relator do PL sobre isonomia nos bancos públicos

Representantes do Blog da Isonomia estiveram reunidos terça-feira, dia 16, com o relator, deputado Eudes Xavier (PT/CE), para buscar informações sobre o andamento do Projeto de Lei nº 6.259/2005 sobre isonomia de direitos nos bancos públicos.

O PL sobre isonomia entre antigos e novos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), do Banco da Amazônia e da Casa da Moeda está na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

O parlamentar fez questão de registrar que já apresentou na Câmara um parecer favorável ao projeto e que está lutando para conseguir o apoio de todas as lideranças e aprová-lo. Afirmou que ainda não há uma previsão de quando o PL retornará para a votação.

Em caso de aprovação na Comissão de Trabalho na Câmara, o projeto será encaminhado para as comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Se aprovado, entrará em vigor sem necessidade de votação em plenário.

O PL 6259 contempla uma luta antiga dos trabalhadores dos bancos públicos para restituir a isonomia de tratamento, anulando resoluções impostas de forma arbitrária pelo governo Fernando Henrique Cardoso.

Os trabalhadores que ingressaram no BB, na Caixa, no BNB, no Basa e na Casa da Moeda, a partir de 30 de maio de 1995, perderam uma série de direitos em relação aos antigos funcionários, por força das resoluções nº 9, de maio de 1995, e nº 10, de outubro de 96, do Conselho de Coordenação e Controle das Estatais (CCE/Dest).

Embora vários direitos cortados durante o governo Fernando Henrique Cardoso já tenham sido resgatados pelas lutas e greves dos trabalhadores, ainda faltam conquistar o Adicional por Tempo de Serviço (ATS) - também conhecido como anuênio, a licença-prêmio e o tíquete-alimentação para os aposentados.

3 comentários:

  1. Mas o que falta pata ser aprovado? Vontade poolítica, principalmente do governo. Se assim o fosse, já teríamos sido contemplados com essa Isonomia.
    O Presidente Lula, pisou feio na bola para com a categoria. Não deu impotância a nossa luta. Esquece que quem dá altas rentabilidades para os banco federais, principalmente BB e Caixa, são seus empregados, os que realmente arregaçam as mangas e dão um duro desgraçado para que isso aconteça.
    Lula deu um cala boca nas centrais sindicais, diga-se CUT. Por quê o deputado federal Ricardo Berzoini, não fez absolutamente nada pela categoria? Seu passado de empregado público do BB e presidente do sindicato dos bancários de São Paulo lhe credenciava para tal feito. E o que dizer do Ministro do Planejamento, empregado de carreira do BB? Caso tivesse algum interesse, teria desfeito a imjustiça do FHC.
    Fico me perguntando, todos dias, o por quê da companheirada petista não ter dado um basta em tudo isso? Só encontro uma resposta: na oposição era um discurso, na situação controlando a máquina mudou radicalmente de lado. O poder é uma faca de dois gumes!!!

    ResponderExcluir
  2. É triste dizer, mas a decepção é imensa minha flor!
    A nós continua restando o mesmo caminho de antes das eleições...a luta incessante, porque, parece que, como disse o poeta...NOSSOS HERÓIS MORRERAM DE OVERDOSE...

    ResponderExcluir
  3. Mais outro crime: agora contra os empregados do Basa. O lucro líquido do banco foi pífio, vergonhoso, por causa da má gestão, querendo desviar o foco do banco que é de fomento, para um banco comercial. Acredito que é proposital, para que ele possa ser encampado pelo BB. Todas as movimentaçãos estão levando a crer que isso vai acontecer. É apenas uma questão de tempo. E isso é uma estratégia dos companheiros que estão no poder em Brasília. Mais uma vez, a região norte será profundamente prejudicada, pela irresponsabilidade dos burocratas de Brasília.

    ResponderExcluir