terça-feira, 23 de março de 2010

Luta pela Isonomia mobiliza bancários no Espírito Santo

Foto: Sergio Cardoso
2010: O ano da Isonomia! Pensando assim, muitos bancários e bancárias do Espírito Santo participaram, no último sábado (20/03), do Encontro Estadual de Luta pela Isonomia. Cientes de que conquistas não são possíveis sem mobilização, eles mostraram vontade e coragem para acabar com essa injustiça, que é a diferença de direitos entre funcionários pré e pós 98.

Contando com a participação de bancários de outras bases, como São Paulo, Brasília, Maringá e Porto Alegre, o dia foi iniciado com um debate acerca dos direitos retirados dos bancários admitidos a partir de 1998.

Segundo Marcel Barros, secretário geral da Contraf e ex-presidente da Comissão de Empresa, no Banco do Brasil vários direitos já foram conquistados nos acordos coletivos, mas ainda falta a isonomia em relação às férias de trinta e cinco dias e à licença-prêmio. Na Caixa Econômica Federal, de acordo com Jair Pedro Ferreira, presidente da Comissão Executiva dos Empregados, ainda falta ser restabelecido o direito ao adicional por tempo de serviço e a licença-prêmio. Já no Banestes, de acordo com Danilo Bicalho, diretor do sindicato, o maior problema refere-se à estrutura de cargos e salários, que não possibilita a promoção do funcionário.

Independe das questões individuais de cada banco, ficou claro que é necessário unir os esforços em prol da aprovação do Projeto de Lei 6.259/2005 que trata da Isonomia. “Precisamos que os nossos direitos já conquistados sejam referendados por meio da aprovação do PL. Apesar de sabermos da importância dos avanços em relação à isonomia, conquistados anualmente com a nossa mobilização, é necessário que a lei seja aprovada para estarmos resguardados contra possíveis cortes em nossos direitos”, explicou Ítalo Lazzarotto Júnior, representante Pós 98 da Anabb.

Na segunda parte do encontro, foram traçadas estratégias de mobilização. Dentre as idéias propostas estão a criação de um comitê de Isonomia com autonomia para tomada de decisões, a criação de um abaixo-assinado em favor da aprovação do Projeto de Lei, a utilização da camisa da campanha uma vez ao mês, envio de e-mails aos deputados pedindo a aprovação do PL e a criação do Dia Nacional de Luta, com caravana a Brasília, para entrega do abaixo-assinado.

Por fim, os presentes elegeram o Comitê Estadual de Luta pela Isonomia nos Bancos Públicos que será responsável pelo andamento da campanha no Estado. Fazem parte da coordenação: Dérik Machado (BB), Rafael Barcellos (BB), Rosane Oliveira (BB), Thiago Duda (BB), Paola Pelacani (CEF), Renata Garcia (CEF), Vinícius Silva (CEF) e Danilo Bicalho (Banestes).

Um comentário:

  1. Rosane, parabéns pelo sucesso do Encontro em Vitória e pela sua Carta de Princípios!

    ResponderExcluir